Eu fico cada dia mais abismado em ver como esse mundo é racista, até mesmo as pessoas que são pagas pra nos proteger (leia-se policia) são cheia de descriminação com o próximo. Pra polícia, preto pobre é sinonimo de bandido. Hoje aconteceu algo comigo que no inicio eu fiquei com medo mas depois fiquei um pouco indignado.
Como eu já comentei em outros posts eu moro em uma comunidade em bangu e não me envergonho disso. Hoje o dia está um pouco frio e garoando e eu precisei dar uma saida por aqui por perto por volta das 19:30. Coloquei uma bermuda, e um casaco preto com capus e saí com chinelo no pé. Eu estava com frio e como estava chuviscando eu coloquei o capus e abaixei um pouco a cabeça e caminha um tanto apressado com as mãos pra tras por causa do frio.
Determinado momente da caminhada avistei uma viatura policial vindo na minha direção, eu continuei andando normalmente, afinal, não devo nada a ninguém, ao passar por mim percebi que os policias pararam, só nessa horra que eu percebi que tinha sido uma péssima ideia eu estar de casaco preto e encapusado, pensei logo:"Com esse capus eles vão achar que eu sou algum marginal"...
Ouvi a porta do carro se abrindo e pensei "Putz, Tô lascado!" já me preparei pra ouvir o policial mandando eu parar, e não deu outra, ele abriu a porta e soltou: - "PODE PARANDO! PODE PARANDO!!!". Não tinha o que fazer, tirei o capus e fui virar para os policiais, nisso que eu estava virando ouvi o PM dizer: "É CONTIGO MESMO, Ô ESCURO!" Putz, será que ele não percebeu que eu sou branco? (leia-se branco azedo!)
Pra minha surpresa, tinha um rapaz negro perto de mim que eu nem tinha reparado devido a minha pressa e por estar andando de cabeça baixa. Sinceramente, se comparar a mim o rapaz estava bem vestido, de tenis, camisa polo... E foi com ele que os PMs estavam falando, ele foi andando tranquilamente em direção aos policias, e foi revistado com a aquela delicadeza de sempre. E eu segui meu caminho pensando... "UFA... Ainda bem que sou branco!"
Pode parecer escroto meu esse pensamento, mas é a mais pura realidade, entre parar um branco e um negro a policia sempre para o negro. Eu sempre vejo esse tipo de coisa, se passam dois motoqueiros, um branco e um negro, e policia sempre para o negro. Eu nunca fui parado pela policia, exceto blitz, que por sinal sou frequentador assíduo delas, e olha que eu nem tenho carro, um colega meu que é negro já foi parado inumeras vezes, por que? coincidência? Acho que não! Na minha opinião é fruto de racismo, que ao contrario do que muitos pensam, está presente na mente de muitas pessoas. As vezes de forma mais discreta, as vezes de forma mais escancarada.
Dê sua opinião sobre esse assunto. Se você é negro, diga se já foi parado pela polícia, se não for diga se concorda e se já viu algo semelhante.
Temos que lutar contra isso, pois somos todos iguais e todos somos filhos do mesmo Deus.
DIGA NÃO AO RACISMO!
É por isso que sempre que vou pedir informação a algum policial, principalmente no centro da cidade eu chego pra ele e pertunto: "Seu GUARDA, o sr. pode me informar onde fica tal rua?" Eles ficam simplesmente muito P. da vida de serem chamados de guarda.
Eu acho complicado isso, mas as vezes a realidade é o que causa o preconceito.
ResponderExcluirJá fui assaltado 2 vezes, e em ambas o assaltante era mulatos. Não por acaso, tenho muito mais medo qdo vejo um mulato mal vestido do que um branco mal vestido. Alías, temo muito mais um mulato do que um negão mesmo, daqueles africanos.
Preconceito meu? Pode ser. Mas o preconceito foi causado pela realidade que já sofri.
Eu também concordo com o marcos, eu já fui assaltada uma vez num ônibus e os dois assaltantes eram negros. É fato que a maioria dos bandidos são negros, é dessa realidade que surge o preconceito.
ResponderExcluirMuito bom o post parabéns!!!
Isso ai cara, todo mundo é igual, eu moro em SC e aqui tem poucos negros, mas o racismo existe sim, e os policias, apesar de ter alguns afrobrasileiros, são muito racistas, e tambem preconceito contra os pobres.
ResponderExcluirVlw por compartilhar.
Realmente racismo é burrice pq todos somos iguais aos olhos de Deus, e apesar de muitos falarem que o Brasil é um país de muitas raças, o racismo e o preconceito existem sim, ainda que muitas pessoas digam com todas as letras que não são e que não tem.Infelizmente é assim.
ResponderExcluirhttp://normalzero.blogspot.com/
Concordo que o racismo é burrice mas infelizmente ele é real em nosso pais, mesmo o brasil sendo o pais onde não deveria haver preconceito pela mistura de raças ser algo que está presente em todos nós.
ResponderExcluirEsperamos pela melhora do nosso pais e o fim do preconceito. Parabéns pelo Blog!
Olá amigo. O seu texto é interessante e bem escrito, mas veja que utilizar o preto pobre no início deu um toque especial de humor sarcástico, agora continuar usando o preto, ao invés de negro em outras colocações, soou um pouco exagerado.
ResponderExcluirAgora referente ao tema, é terrível, e o preconceito acredito que além de ser com negros é também muito levado pelo que a gente assemelha com cultura. Para exemplificar o que eu disse vou dar um exemplo:
Sou branco, tenho olhos verdes, malho bastante. Só que teve algumas vezes que raspei a cabeça. Pronto, foi motivo para ser parado pela ROTA, e para meu azar todos eram negros. Imediatamente sem mais nem menos tomei uns três tapas na cabeça, perguntando qual era meu problema, que se eu tinha algum problema com negros ou gays era só falar que eles resolviam ali mesmo.
Quer dizer, tudo está associado a uma cultura imunda e pobre, que por sua vez criou essas vítimas, infelizes vítimas.
Mais uma vez, bom texto, mas preze mais a colocação formal.
é complicada a situação do racismo, por mais que seja coisa do século passado, e as pessoas estarem cansadas de saber que nao se deve fazer isso, quem deveria dar o exemplo acabam sendo os que mais praticam tais atos. --' É de indignar, mas aos poucos chegamos lá.
ResponderExcluirTodo e qualquer tipo de preconceito é crime, e é muito feio .
infelizmente esse é o retrato de um país que se diz não ser racista. se bem que não me assusto com a forma como a nossa polícia trabalha. na maioria das vezes corrupta, despreparada e preconceituosa.
ResponderExcluirlamentável.
Infelizmente é algo ainda muito vivo estes racismos em nossa sociedade... Não consigo entender como, mas ainda o é!
ResponderExcluirÉ uma verdadeira falta de respeito que há muito já devia estar extinta!
Parabéns pela iniciativa em compartilhar o que ocorreu e pela campanha!
;D
Parabéns pelo post cara!
ResponderExcluirhum realmente mesmo nos dias de hoje ainda a muito racismo claro que os mais marcantes são os da policia que deveriam nos proteger e não julgar e discriminar, isso é algo tão trste e que realmente indigina.
ResponderExcluirClaro que em todo canto a discriminaçãopela cor, problema fisico e etc.
Infelizmente isso é algo que vai demorar muita ate ser mudado, bem espero que um dia mude porque cor de pele não defini niguem, todos somos iguais.
pelo post, xau
O racismo, partindo de todas as esferas e classes sociais, não se justifica!
ResponderExcluirTodos somos iguais e merecemos respeito.
A garantia é a Constituição!
Há de se debater esse assunto a todo momento, para que de pouco em pouco isso seja enterrado de vez.
Inadmissível!
abs,
seuanonimo.blogspot.com
Tu mora bem cara, bem no foco da dengue... essa eh a realidade, ate policiais negros tem preconceito com negro, a nossa cultura permite muita coisa, esses cliches baratos de que todo negro eh culpado ate que prove sua inocencia infelizmente eh usual nessa corja de preconceituosos fardados e tambem de muitas pessoas, principalmente dondocas que quando andam pela rua e veem um negro vindo do outro lado, geralmente a pessoa atravessa a rua pensando que podem evitar um assalto e se ficam do mesmo lado, passam com o cu na mão;
ResponderExcluirconcordo plenamente...
ResponderExcluirum dia o racismo vai ser passado
visite http://adolescente-antenado.blogspot.com/
As pessoas teimam em dizer que não tem preconceito, mas tem.Eles tentam mascarar e não conseguem.
ResponderExcluiré uma pena q situações assim ainda aconteçam por causa de uma simples cor de pele. o engraçado eé que até mesmo os negros as vezes são racistas! acho isso ridículo e abominável!
ResponderExcluira realidade é o que causa o preconceito [2]
ResponderExcluirTambém só fui assaltado por negros/mulatos.
É conceito ou preconceito?
Amigo Kolseuvis, preto é preto e branco é branco. Ficar notando que uma pessoa chamou outra de preto e não negro, é porque tem pensamento racista. Afinal, ninguem chama branco de alvi. Então chamar preto de negro na minha opinião é o mesmo.
ResponderExcluirConcordo com o victor, preto é preto e branco é branco, não vi racismo da parte do escritor falar em "preto", ao mesmo tempo que ele não falou 'negro' também não falou 'caucasiano'.
ResponderExcluiro importante no texto é ver como os negros são taxados como bandidos, e isso é lastimavel!
Abçs e parabéns pelo post!
O racismo no Brasil é um problema menor que em muitos paises.Mas quando eu trabalhava como segurança nos shoppings no RJ eu acertava 90%,porque eu apontava os negros,meu trabalho era bem visto por eu evitar os roubos,por outro lado um negro que trabalhava no controle das cameras nao gostava de mim pois eu pegava os ''írmaos'' dele.Penso que era um racista de branco FDP!VALEU
ResponderExcluirAntes que me xinguem, não sou racista.
ResponderExcluirmais percebi uma coisa, mesmo os descendentes de africanos serem minoria em boa parte dos estados brasileiros, são responsáveis por grande parte dos crimes. Infelizmente essa é a realidade, por isso algumas pessoas acreditam que negros são mais propensos a entrarem no mundo do "crime".
PS GRANDE. Humanidade não é raça, Negróide Caucasóide e Mongoloide é raça, Humano é Espécie!
eu vivo em uma cidade pequena, no interior de Rondônia, não vejo esse tipo de coisas por aqui, então sempre que leio algo do tipo ou vejo nos jornais fico assustada, só me vêm na cabeça que isso não deveria ser assim...
ResponderExcluirLegal, mas voc~e depois perguntou o policial pq de ter parado aquele cidadão de camisa polo, ou seja o "escurinho"? O legal é que ao andarmos na rua as FIGURINHAS que conhecemos SEMPRE levarão revista, pois a "justiça" não faz P! nenhuma e temos de prender sempre os mesmos, então temos de incomodá-los para que vá assaltar em outra área essa é a realidade e se acha ruim leia e divulgue o twiter: boca de sabão, lá fala as denúncias nos diversos escalões da PM, é de dar medo...
ResponderExcluirNão adianta falar que é de periferia e que sofre os problemas sociais, ISSO NÃO IMPORTA PARA A POLÍCIA, A FUNÇÃO DE POLÍCIA É PRENDER BANDIDO!!! Agora tem uns comandantes que querem que polícia faça malabarismo, dance e cante para alegrar o ego da sociedade, mas é igual a contratar um pedreiro, você contrataria um pedreiro que faz paredes, hidráulico, elétrico e acabamento ou prefere um profissional específico para cada área??? É isso polícia é prender e caçar bandido, encher de funções sociais é fazer dispersão de força policial, usurpar funções de outras profissões....!
Sugiro que faça uma reportagem em teu blog sobre o que se passa atrás dos umbrais dos quartéis, os CMT que vivem só de dar ordens e nem sabem o cheiro da rua, a fábrica de loucos que é a polícia militar, a pressão em atingir metas absurdas pactuadas por idiotas que são administradores de empresas e não comandantes...
é fogo, o governo lança a propaganda que temos cursos disso e daquilo, mas na verdade é informação CRAVADA sem direito de discusão ou de discordar, como evoluir sem poder discordar ou mesmo dialogar sobre o que é bom ou não???
quiser entrar em contato para discusões: calcabrina@yahoo.com
Fato: maioria dos criminosos são negros ou mulatos. Por que? Herança do império. Após a libertação dos escravos, continuou difícil para qualquer negro crescer na vida,pois mesmo com a Lei Áurea, o negro ainda era visto como um objeto. A época parece distante, mas os ecos perduram. E num país como o Brasil, de desigualdade social, os negros continuarão pobres, vão gerar filhos negros q se revoltarão com a pobreza (maior motivo de adesão ao narcotráfico)e assim continuar o ciclo, a menos q haja uma reforma social.
ResponderExcluirOlá amigo Victor e amigo Carlos.
ResponderExcluirNão me incomodei com a palavra preto, nem falei que foi uma atitude racista. Apenas disse que não é legal, afinal preto é completamente diferente de negro. Se você tem dúvida, chame um cara negro de preto...
Eu sei disso pois tenho muitos amigos negros, que quando nos dirigimos à eles como pretos, é na brincadeira.
Isto não é um pensamento racista meu... é um pensamento racista de toda uma sociedade, que foi passado de geração em geração.
Assemelhe a situação em chamar um homossexual de viado!
Hei Hitler
ResponderExcluirSera que os policiais não estavam a procura de um rapaz mulato, de tenis , camisa polo que a pouco havia feito um assalto???????
ResponderExcluirO preconceituoso foi o rapaz BRANCO que escreveu esta merda.
Li muitos comentários do tipo: "fui assaltada por dois negros", ou "eu só já vi ladrões negros" e etc... Mas essas mesmas pessoas não tem a consciência da causa disso. Os negros mesmo depois da abolição não podiam ter posses, não podiam estudar, em muitos lugares do Brasil nem se aglomerar!!! Obviamente a maioria dessa população é pobre e é propensa a entrar no mundo do crime, não porque são negros e sim porque não fazem parte da parcela de outro grupo que teve a oportunidade de estudar e ter uma vida mais digna. Claro que isso não justifica de maneira absoluta, mas é um grande fator...Se fosse o contrário seria a mesma coisa. Se fossem os brancos a serem escravizados, pobres, sem educação e estudo, a maioria dos marginais seriam brancos...Não é a cor da pele e sim a condição que a maioria desses indivíduos se encontram. Sem falar no caráter que é outro fator preponderante independente de etnia.
ResponderExcluirSua história é mais preconceituosa. Em primeiro lugar, quem me garante que é verídica. Em segundo lugar, só pq o garoto estava "bem vestido" não queria dizer q não fosse um bandido. E que a polícia já o estava procurando.
ResponderExcluirQuer ser polêmico? vai dar a bunda seu merda
O pior são as desculpas das pessoas, vide jacqueline, nick e etc. Até quando vão dar a desculpa da escravidão?
ResponderExcluirOs próprios negros africanos é que escravizaram os seus companheiros. Vendiam as pessoas para os navegadores.
Então não venham com esse papinho de que os brancos são maus, os negros coitadinhos.
A situação é a mesma. O preconceito atual é para com a classe econômica. Negro pobre é igual a branco pobre.
Yelevo, me desculpe mas falar que a situação é igual, é burrice da sua parte. Não dizendo que a culpa é toda da época da escravidão, mas vale dizer que existem vários tipos de crime. Normalmente, roubos e furtos são feitos por pessoas carentes. Falando em outros crimes, como estupros, assassinatos, sequestros, estelionato, agressão (incluindo à mulher), vemos que não é bem como os primeiros posts afirmaram que o fato é que os criminosos são de maioria negros. Na mentalidade do típico racista, se uma pessoa tem a pele um pouco mais escura do que um caucasiano, já é negro (exemplo: Mizael Bispo, suspeito de matar a advogada). Disseram que foram assaltados 2 vezes por negros, e por isso ligam a criminalidade à cor da pele, vejam esses policiais criminosos, qualquer negro andando sozinho, bem vestido ou não, algumas pessoas já olham diferente, quem está cometendo o crime?
ResponderExcluirhá pouco tempo atras eu ouvi dizer que pessoas não queriam mais serem chamadas de negros ou negras, assim como preto não cabia mais tb...agora é afro descendente....assim tb acredito que seja, que pessoas não queiram mais serem chamadas de brancas e sim de euro descendentes...
ResponderExcluirJá há uma forma de descriminação muito forte podem reparar que clipes norte americanos afros descendentes não colocam instrumentistas euro descendentes nem figurantes euro descendentes....haverá em breve uma forma mais cruel de racismo que é separatismo loja de euro descendentes, afro descendentes não entram, não compram e assim vice versa...
Conheço gente que já faz isso, se o vendedor for um famoso branco o afro descendentes não compra e vice versa.
Um apartheid silencioso, assim com tem empregador que não admite afro descendentes como empregado e vice versa e por ai vai...
Tudo isso leva a todos a lugar nenhum
Podem vir com a maior hipocrisia que for, mas o fato é que , de noite, em um lugar deserto, se vc ver um bando de negros vindo em sua direção, terá medo automaticamente. Enquanto se vc ver, um bando de japonês, vindo em sua direção, terá a ABSOLUTA CERTEZA que eles não irão te assaltar. E os babacas de plantão, não me venham com mimimi, que isso é fato, se discordam, estão sendo hipócritas so para parecer um bom sujeito com medo de ser mal falado e ir para o inferno (que não existe, inclusive deus).
ResponderExcluirJá aconteceu comigo e com um colega. Ele cabeludo e eu não. Ambos branquelos. A policia nem olhou pro meu lado. Revistaram ele e pediram documento só dele.
ResponderExcluirO pior é achar que só pela cor da pele, tal pessoa é criminosa. O maior preconceito é aquele indivíduo que trata um negro melhor do que um branco, para o negro não pensar que ele é preconceituoso, e isso se aplica em todos os outros tipos de preconceito.
ResponderExcluirYelevo, certamente houve uma má interpretação da sua parte. Não quis dizer que negros são coitadinhos e que toda a história de escravidão justifica atos criminosos e etc...e sim que isso é um fator preponderante pra nossa sociedade. Isso é fato e não há como negar. E ainda acrescento a opinião do Carlos a minha.
ResponderExcluiros negros são bem mais rascistas do que os brancos so não ve quem não quer ....
ResponderExcluir"Conceito ou preconceito ?"
ResponderExcluirE tem gente que ainda se perguna isso?
Com opiniões como essa, o nazistazinho afirma que uma pessoa negra é genéticamente fadada a ser criminosa, ignorando que maioria dos trabalhadores que carregam esse país nas costas, são pardos e negros.
"Já fui assaltado 2 vezes, e em ambas o assaltante era mulatos"...
Vc já foi assaltado centenas de vezes por políticos brancos, se esqueceu?
Índole e caráter não são identificados pela cor da pele...se liga cidadão!!!!
Ótimo post, parabéns!!!
Sou negro e não sou racista como diz uma pessoa ai nos comentarios,percebo claramente o preconceito das pessoas quando estou na rua olhar de medo das mulheres quando me aproximo e estou apenas na rua com direito de ir e vim como qualquer cidadão,como me disse uma vez um policial eu tenho o tipo de marginal, negro, magro
ResponderExcluirComo diz gabriel pensador: Essas pessoas precisam fazer uma lavagem celebral
os negros são bem mais rascistas do que os brancos so não ve quem não quer ....
ResponderExcluir_____________
Que afirmação mais generalizada e preconceituosa...
Na verdade eu acho que elas já sofreram uma lavagem cerebral...
ResponderExcluirEu sou branco e não tenho preconceito, inclusive tenho muitos amigos negros. Porém, tenho que dizer o seguinte: é um fato que muitos negros não tiveram boa sorte na vida e foram marginalizados. Ande pelas ruas e observe quantos pedintes são negros. A maioria, concorda? Na criminalidade é a mesma coisa. Não se trata de preconceito, mas de tendência.
ResponderExcluirA única maneira de mudar ess situação é o governo dar boas condições de vida aos necessitados, pra que não entrem no mundo do crime.
A maioria dos bandidos são negros, infelizmente. Com isso os policiais têm mais atenção com essas pessoas isso não é racismo.
ResponderExcluirAlém disso os negros ficam dando uma de coitadinhos que antigamente foram escravisados e blá blá, tudo bandido toma no cu!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
é q vc tem "cara d bandido", isso tbm acontece comigo e eu sou branco, nem sei como é "cara de bandido" mas é o q eles mi falaram, porra é chato mesmo, ontem tava voltando da escola num ônibus aí eles pararam subiram até com cachorro aí eu pensei "vão vim em mim", porra quem fica brincando com cachorro d rua acaba pegando cheiro d cachorro e atrai os outros tbm, o bichu passo por mim mi cheiro, fico com o rabo abanando e kerendo brincar aí o cara mi levanto pelo cabelo(eu estava sentado) e falo "- mi da a moxila" e depois "-levanta a blusa" e aí o pior "-deita no xão" puta q pariu o corredor do ônibus onde cara pisa na merda e passa la e eu com a cara no xao e o mais foda é q eles só viram eu e foram embora, si eu tivessi com armas, drogas eu daria pra garota q estava do meu lado, eles mal olharam pra cara dela porra, eu n entendo isso mas quando eu falo isso mi falam "- é q vc tem cara d bandido" e bandido tem cara? cara isso é humilhante eles mi botam no xao colocam o pe nas minhas costas depois fica todo mundo saindo d perto d mim, a alguns dias eu tava tranquilão feliz da vida voltando pra casa aí um camburão veio pra cima d mim do nada pow eles invadiram a calçada mi fechando eu tomei susto caí d bunda no xão aí eu levantei as mãos e um falou "-fica queto filha da puta vc acha q consegue fugir?" aí eu falei
ResponderExcluir"-ñ senhor eu só mi assustei" aí o outro disse
"-i ólha só o viadinhu si assustou .." e ficaram rindo d mim aí eu faço o q? vo da queixa na policia? porra quem n si assusta? de repente vem uma blazer quase ti atropelando e uns cara apontando fuzil na tua cara, é foda morar no rio e num é questão de dinheiro n pq quando eu to bem vestido com roupas d marcas é a mesma coisa, eu só queria entender o q é "cara de bandido", eu tenho medo d mi meter no meio de uma troca d tiro e por causa da minha cara eu tomar tiro deles
Eu acredito que ainda há esse preconceito arcaico contra negros nesse país, mas não creio que esses imbróglios que ocorreram contigo sejam suficientes para interpretarmos a situação como sendo racismo. Existe "N" motivos para os policiais terem parado o outro jovem ao invés de você, incluindo o fato dele ser negro.
ResponderExcluirO que acontece é que esse preconceito é reflexo da realidade. O porcentual de criminosos negros e moradores de periferias é alto, logo a maioria dos policiais associam a figura do negro no Brasil à criminalidade. Não estou discutindo as razões pelas quais fizeram do negro ir para periferia, muito menos o porquê dele estar no crime, pois isso já é outro assunto, mas em suma é isso o que acontece.
Quer ver algo semelhante? Pergunte a alguém o que pensa sobre os árabes do oriente médio. Com certeza terá terrorismo na resposta.
Existe muito mais negros presos pelo mundo.Nao interessa de que país ,pobre ou rico,nao tem haver.. podem dar uma renda melhor pra eles que nao vai adiantar ..tem haver com a raça!
ResponderExcluirSou negro,sou Preto,ah tanto faz.
ResponderExcluirO que importa é que nós somos olhados sim de forma diferente,doa a quem doer.essa é a realidade..só quem é negro sabe oq eu to falando,
como diz o Brown..."eu nao li,eu nao assisti,eu vivo o negro drama"...OK ,entao parem de falar merda pq o preconceito ainda existe..
É A PROVA DE QUE OS NEGROS SÃO INFERIORES
ResponderExcluirMALDITO SEJA ESSES PORTUGUESES!
FORAM ELES QUE TROUXERAM ESSES AFRICANOS PARA O BRASIL!
E AGORA É A GENTE QUE TÊM QUE ENGOLIR ISSO TUDO CALADO.