segunda-feira, 12 de julho de 2010

Há Tempos... Entendendo a Letra

Muita gente diz que não consegue entender as letras de Renato Russo. Isso é porque ele era um gênio e a maioria das pessoas não tem tanta inteligencia pra entender as letras. Como todos devem saber, Renato Manfredini Junior era usuário frequente de drogas e que quando ele escrevia, geralmente ele tava numa vibe superior, por isso tanta inspiração.

Pelo excesso de falta de entendimento das composições dele resolvi começar a 'traduzir' (segundo o meu entendimento) algumas musicas dele.


A musica que escolhi postar hoje, foi há tempos. Esta música escrita na fase apático-depressiva de Renato Russo vem a corroborar a minha tese de que o sofrimento e/ou as dificuldades são as grandes forças motrizes da belíssima capacidade genial humana de gerar e transmitir a beleza através da arte. Os mais ilustres (e desesperançosos) autores da História humana não se tornaram o que foram com uma vida fácil e contínua, sem episódios traumáticos ou reviravoltas intensas. Seu brilhantismo parece até paralelo à intensidade de suas sensações, vide Nietzche ou Feuerback.
O período de sua composição foi marcado pela depressão aguda de Renato, quando o amor de sua vida há muito o havia abandonado após transmitir-lhe AIDS e a doença sorvia a grandes golfos sua saúde já em estágio avançado, abreviando sua vida e a tornando “miserável”.

  



Há Tempos

/"Parece cocaína
Mas é só tristeza..."/

Em uma clara alusão aos efeitos do uso prolongado e extenso de cocaína, que deixa a pessoa em uma tristeza profunda. mas esse dia ele diz que não é efeito da droga, e sim apenas a tristeza.

/"Talvez tua cidade
Muitos temores nascem
Do cansaço e da solidão/


Dois dos mais eloqüentes(e perigosos) motivos citados para a repetição do uso da cocaína
 
Descompasso, desperdício"/


esse uso gera descompasso com o mundo, pois o usuário não dorme por dias e conseqüentemente passa longos períodos sozinho e desperdício da vida

/"Herdeiros são agora
Da virtude que perdemos.../

As novas gerações são sempre herdeiras do processo progressivo de perda de valores e virtudes da geração anterior, ao menos no último século.

Há tempos tive um sonho
Não me lembro, não me lembro..."/


São a única coisa perfeita, logo, inatingíveis. Os sonhos, que eram sua motivação há muito foram esquecidos, engolfados pela escuridão e pela dor. Quem não sonha, não aspira à melhora.

/"Tua tristeza é tão exata
E hoje o dia é tão bonito
Já estamos acostumados
A não termos mais nem isso..."/

Os dias bonitos tornam-se cada dia mais cinzentos, até que nos acostumemos à eles e paremos de lutar, abdicando da vida.

/"Os sonhos vêm e os sonhos vão
E o resto é imperfeito..."/

Como dito antes, os sonhos são a única coisa perfeita, logo, inatingíveis.

/"Dissestes que se tua voz
Tivesse força igual
À imensa dor que sentes
Teu grito acordaria
Não só a tua casa
Mas a vizinhança inteira..."/

Expressar a imensidão intangível da dor que se sente acordaria à todos de sua vizinhança. Como não transmitiria fidedignamente a dor que sente, ele escreveu essa música, e, provavelmente eu esta análise.

/"E há tempos
Nem os santos têm ao certo
A medida da maldade"/

E há tempos são os jovens
Que adoecem
E há tempos
O encanto está ausente
E há ferrugem nos sorrisos
Só o acaso estende os braços
A quem procura
Abrigo e proteção..."/

Seu desencanto pela vida atinge o ápice, ele vê tudo através da monotonalidade da escuridão, as virtudes que ele tanto admirava(e via) parecem agora extintos. O desejo de viver parece minguar na ausência do encanto, do desejo. Os antigos prazeres parecem “enferrujados” e ninguém além dele parece se importar. Só a sorte (acaso) parece favorecê-lo e todos lhe parecem hostís.

/"Meu amor!
Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem"/

Lá em casa tem um poço
Mas a água é muito limpa..."/

Ele invoca seu amor pela pessoa que o infectou e depois o deixou, a provável última alegria verdadeira de sua vida, a beira do precipício. Renato volta à evocar virtudes que agora lhe parecem sábias e, portanto, austeras para aplicação.
Os dois últimos versos são realmente intrigantes, mas hipotetizou-se que havia um poço em sua casa e ele ao pensar em se matar através dele reconsiderou achando-se impuro, indigno de tocar águas tão limpas. Outra hipótese que pensei, foi que em meio a tanta tristeza e tanta coisa do mundo que infectava ele deixando-o cada vez mais triste e mais pra baixo, essa casa se trata da pessoa dele, e o poço o seu interior, no qual lá no fundo ainda há pureza.

É isso aí galera, como Renato Russo tentou pregar nessa musica, Diga NÃO AS DROGAS!



Bom essa é a minha interpretação da musica, análise totalmente pessoal. Não é verdade absoluta. quer discordar? coloque sua opinião.

Ao contrario do que muitos pensam, eu conheço sim a história de Renato Manfredini Jr. já li a Biografia dele, é uma obra de Arte. Para quem não leu ela se chama 'o Trovador Solitário'. Vale a pena ler, é uma linda história!


Todavia se quiserem continuar me xingando, FODA-SE! Não ligo para o que pensam de mim!

Mas me xinguem muito no Twitter: @caioccgb

70 comentários:

  1. Olha,eu sou fanática em Legião Urbana !Por mim,até hoje não houve banda melhor e com músicas tão perfeitas...
    Ótima iniciativa sua em traduzir as músicas deles!
    :)

    um abraço!
    ;)

    www.paginasdeumvelhocaderno.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigos, esqueçam tudo que vocês aprenderam sobre essa interpretação. Olha, na verdade essa música fala sobre o relacionamento entre um casal, parece “cocaína” metáfora pra vício, mas é só “tristeza” aparência. E o certo é : tua tristeza é tão exata e HOJE EM DIA é tão bonito, pois até isso já não existe mais. Eu fiz a interpretação da letra toda no youtube, inclusive do POÇO…http://www.youtube.com/watch?v=GeykwHHOxM8

      Excluir
  2. Legião é minha banda nacional favorita. Essa letra fala de drogas, pode ter outras leituras também.
    O Renato Russo usava drogas, mas o que mais ferrou ele foi o álcool.

    abç
    Pobresponja

    ResponderExcluir
  3. porra... e eu que achei q vc só era um cara engraçado...
    fico aguardando a analise de Via Lactea, Antes das Seis, Vento no Litoral e Angra dos Reis!

    ResponderExcluir
  4. Bem, Legião é minha banda nacional preferida também! É muito bom que você faça análises sobre as letras, embora eu ache que a interpretação é algo pessoal, tanto que eu entendo essa música de uma forma diferente! Uma música que também retrata as drogas é "Ainda é cedo" =D! Continue analisando as letras, Caio. Estarei comentando por aqui! =)
    Beejo! =*

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!!! eu mesmo demorei pra entender algumas letras dele.não é a toa que as letras dele fazem sucesso até hoje

    ResponderExcluir
  6. Não sou um fã de Legião Urbana, mas acho suas letras execpcionais.

    http://analisefc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. letras do legião não precisam de tradução como a pessoa acima disse, cada um tem sua forma de interpretação. eu pessoalmente achei legal a iniciativa mas trago comigo uma interpretação completamente diferente a sua.
    e é isso que é lindo nas músicas dos legião, uma só música que traz consigo uma legião de interpretações diferentes.

    ResponderExcluir
  8. cara, eu nem li o resto, já que estou sem tempo. contudo só de olhar a primeira parte:

    /"Parece cocaína
    Mas é só tristeza..."/

    Essa parte ele mostra claramente que as drogas não trazem felicidades, apesar de ajudar a fazer canções ótimas como essa!

    Já digo-lhe que cometeste um breve equívoco. Nesta parte da música, ele falava que a cocaína era uma das poucas coisas alegres na vida dele. Ele acho que fosse cocaína, porém era só tristeza! Pra ele, sim, trazia felicidade. Foi boa a iniciativa do post, contudo tome cuidado antes de fazer sua análise.

    ResponderExcluir
  9. Viva ao dia mundial do rock...
    Viva ao Legião que ainda é tão presente em nossas vidas....

    ResponderExcluir
  10. Cara vc é criativo,vou te confesar a unica vez que eu ouvi uma musica do renato foi uma musica que ele fez quando tava na beira da cova,eu era tão novinha axei a letra meio esquisita a,sera que até com o pé na cova ele tava se drogando?
    eu gosto do cazuza e do raul seixas.

    ResponderExcluir
  11. A última frase pode ser algo relacionado a estar no fundo do poço, mas que até de lá ele pode tirar algo bom (água limpa).

    Viajei? :P

    Legião era foda mesmo, viajo nas letras até hoje...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Cara , concordo com voce em partes , mais na minha opinião a tradução das musicas do Renato variam de pessoa pra pessoa , ele era tão genio que uma simples frase dele tem significados diferentes para as pessoas!
    Mesmo assim gostei da Tradução , concordo com a sua linnha de pensamento

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    com certeza este meio de comunicação não foi criado para profundas análises de uma letra musical.Todavia, em ligeiro traços e pálidas pinceladas, achei muito bom os seus entendimentos, o que vc extraiu da letra em relação às drogas.Pena que ficou só nisto.

    "Lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa..."
    Cheguei a pensar que ele queria dizer que em casa(no local em que ele entendia por casa, por lar) havia algo de profundo e puro(límpido). Contudo, ele estava se sentindo sujo o bastante pra achar que o lar estava distante e talvez contraposto a ele.Achei que ele falava de família.Algo profundo(poço),misterioso(poço),constrastante com ele(...mas a água é muito limpa), puro(limpa).

    Um abração!!!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, eu fico na dúvida se vc ta tentando tirar com a cara de tanta gente que veio aqui ler, ou se vc é meio lesado mesmo. Acho q todos nós poderiamos ter morrido sem ter que ler isso né? Quando ví o link do seu post, cliquei só pela curiosidade de ver alguém falando besteiras. Como q vc,uma pessoa comum como todos nós, tem a coragem de interpretar, de forma mais errada impossível, uma letra do maior poeta brasileiro? Outra coisa, já escutou Dado Viciado? O Renato perdeu um primo para as drogas pesadas, viu ele se acabar quando ainda era uma criança. Eu como psicóloga vou te dizer uma coisa: Vai estudar a história de vida do Renato, e depois vc faz sua interpretação, ok? e não precisa dividir com ninguém, pois isso é subjetivo. Agora vai fazer qualquer outra coisa que não seja usar o seu senso comum pra interpetar de forma simplista e tão errada o que grandes gênios tentaram passar pra nós.

    ResponderExcluir
  15. Cara, muito boa sua iniciativa, mas eu sinceramente acho q essa musica tem uma leitura um pouco diferente da sua =D, mas mesmo assim muito bom

    ResponderExcluir
  16. Suellen, primeiro ponto é que Renato Russo nunca foi o melhor poeta brasileiro. Depois disso é que vc só pode se colocar como comum, vc nao conhece o resto, alem disso é a opiniao do cara, foi a interpretacao que ele fez, se vc nao concorda, entao incentive pra ele continuar melhorando e dê sua opiniao sobre a musica, nao precisa falar mal.

    ResponderExcluir
  17. a tradução ficou uma merda.

    ResponderExcluir
  18. traduzir essa musica é para quem conheceu o Renato ou quem ao menos conhece a historia do mesmo. Essa musica foi escrita quando ele descobriu que teria contraido o virus, por drogas injetaveis. isso junto ao primo perdido para as drogas o levou a frase "parece cocaina, mas é só tristesa", pois a felicidade da droga era só enguanto a mesma durava.
    A história do poço é sim sobre familia, o mesmo não quiz mais voltar para casa depois da descoberta do virus, pois temia a contaminação dos que lá habitavam.

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente... não concordo com a sua forma de ver essa música!
    But... opnião é que nem futbol, nunca vai agradar todos!

    ResponderExcluir
  20. Acho incrível como alguém pega uma letra e interpreta achando que é verdade absoluta.
    Só pra tu ter noção, essa é a segunda interpretação que leio dessa música.
    E ainda AFIRMA que a última frase não quer dizer nada...

    O gente, pouco mais de consideração né. Poesia não se tem verdade absoluta, se interpreta a seu modo.

    ResponderExcluir
  21. Traduzir a musicas da Legião????
    A questão da interpretação é individual,
    a sua interpretação não quer dizer nada pra mim,
    pois ela é sua,não existe isso de trazer a musica!!!!!
    A não ser que você seja o Chico Xavier e tenha recebido a entidade do Renato!!!!

    ResponderExcluir
  22. tive um amigo que quando ele era criança o pai dele colocava ele pra dormir e cantava as músicas do legião e ia explicando pra ele o que significava...
    Eita cara de sorte, quem dera ter tido um pai assim

    ResponderExcluir
  23. voce acha que a unica mensagem q renato russo tinha a passar era sobre drogas,conheça um pouco da história do poeta e depois associe melhor...fikadika

    ResponderExcluir
  24. Interpretação Fail. Mais gostei mto da piada.. principalmente da parte que vc simplesmente repete a letra da musica em ordem diferente...
    /"E há tempos
    Nem os santos têm ao certo
    A medida da maldade"/

    Numa fase em que todos dizem que não tem noção do que faz, Renato usa essa comparação dizendo que nem os santos tem a medida certa de maldade.

    ResponderExcluir
  25. Totalmente equivocado, não existe isso de traduzir a música, a não ser que o compositor tenha lhe dito o que ele realmente quis dizer...
    Fail total...

    ResponderExcluir
  26. Cara muito equivocado, pra não dizer ridículo, a sua tentativa de interpretar a musica, infere na lógica da interpretação livre, pergunto eu, quem é você pra afirmar alguma coisa sobre a real ideia do compositor????
    musicas são ferramentas de sentimento, e não da razão!! então não inventa cara!

    ResponderExcluir
  27. É impressão minha ou ninguém leu até o fim????
    Povo, geralmente quando uma pessoa diz que é brincadeira, é pq é mentira!!! Sério!!! Acreditem!!!

    ResponderExcluir
  28. "Herdeiros são agora
    Da virtude que perdemos...
    Há tempos tive um sonho
    Não me lembro, não me lembro..."/

    eu tive outra interpretação sobre essa parte:
    Eu entendi que ele tinha uma virtude mas perdeu por conta das drogas e herdeiros estão no lugar que era pra ele estar.
    tanto que confirma isso que ele fala que teve um sonho.. mas nem se lembra mais..
    tinha expectativa de vida.. queria ser alguma coisa mas por usar drogas se perdeu e a pessoa que seguiu o caminho certo (herdeiros) estão no seu lugar.

    ResponderExcluir
  29. eu já ia xingar antes de ler até o fim. realmente, nada a ver a tua interpretação da música!!! mas... como o nome já diz, é uma interpretação... cada um faz a sua!!!

    ResponderExcluir
  30. Gostei do blog, gostei da iniciativa, de alguns trechos da tradução/interpretação até gostei, outras não, enfim...cada um interpreta como 'recebe' a mensagem. Sou de outra geração, não achava Renato tudo isso, achava sim um cara inteligente, com bastante conhcimento e um certo domínio do seu público, porém comparando com o que se faz hoje...emos, axés, reblations concluo que o cara era bom, sim. Sobre os comentários do blog, os achei de um nível sofrível, de uma agressividade desmedida,´todo mundo se acha dono da verdade, lamentável!...até uma pessoa que se diz psicóloga chegou dando voadora, nossa! não queria ser paciente ou cliente de um profissional desse nível.Bom, fui...abraço!

    ResponderExcluir
  31. Cara, que tosco isso!
    Primeiro o comentário. Quem disse que quem está sob o efeito de drogas vibra, sempre, numa frequencia maior? Se o cara for mediocre, vai vibrar nesta mesma frequencia.
    Depois as letras do Renato, como poesias, dão margem a interpretações diversas, dependendo dos valores e do estado de espirito de quem as lê.

    ResponderExcluir
  32. muito bom cara! pais e filhos eu gostaria de entender claramente..help!!!..flw um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigos, esqueçam tudo que vocês aprenderam sobre essa interpretação. Olha, na verdade essa música fala sobre o relacionamento entre um casal, parece “cocaína” metáfora pra vício, mas é só “tristeza” aparência. E o certo é : tua tristeza é tão exata e HOJE EM DIA é tão bonito, pois até isso já não existe mais. Eu fiz a interpretação da letra toda no youtube, inclusive do POÇO…http://www.youtube.com/watch?v=GeykwHHOxM8

      Excluir
  33. Olha, a frase "Lá em casa tem um poço
    Mas a água é muito limpa." não está lá atoa não.

    E algumas das pessoas aí em cima tem razão quanto sua interpretação da letra. Em algumas partes há equívocos.

    Um exemplo é o começo: Talvez tua cidade faz parte das primeiras duas frases:

    "Parece cocaína, mas é só tristeza, talvez tua cidade..."

    A sociedade numa cidade pode lhe deixar pra baixo de muitas formas, o ambiente aí está sendo levado em conta.

    Bom tem mais coisas assim para frente na sua interpretação.
    Mas a interpretação está quase lá, estuda mais um pouco e chegará, rs.

    Até mais. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  34. Concordo com a Suellen e Patrick...
    Muito tacanha esta interpretaçao.
    Estou ignorando ela a partir de ... agora.

    ResponderExcluir
  35. Ahhh tá...
    Já ia dizer que você tava viajando!!!
    rsrs

    ResponderExcluir
  36. Ah legal mas é tem umas frase meio obvias pra quem conhece essa vida.

    tipo
    "parece cocaina, mas é só tristeza"

    Ele dis isso por que no dia seguinte que você usa cocaina, bate uma depreção de manhã, você nao sente muita vontade de ficar feliz ou de fazer alguma coisa.
    E por isso ele fala parece cocaina, mas dessa vez eu to triste mesmo.
    sacaram?

    ResponderExcluir
  37. Putz,cara! Vc tentou traduzir a musica mas na verdade só reproduziu a letra. Concordo com os que dizem que o Renato é GÊNIO!! E suas letras serão sempre atuais: "...e há tempos são os jovens que adoecem..."

    ResponderExcluir
  38. Prefiro a música, achei sua interpretação um tanto quanto superficial...
    Acredito que a música não fala só sobre drogas...
    e a última frase da música tem sentido, só que você parece não ter "profundidade" suficiente pra entender...

    Boa sorte...

    ResponderExcluir
  39. Renato Russo é um marco na história da música nacional. Conseguia por no papel todo o seu sentimento, criticava as atrocidades existentes em um mundo que não o intendia e também reproduzia as belezas e amores de uma forma incomparável. Era um homem extremamente culto e inteligente, porém era também perturbado por ser tão especial. Por isso acredito que as letras do Renato devem levar o significado que queremos que ela tenha, a mensagem por ele passada é de interpretação única e exclusivamente nossa, e se me permitem fazer uma pequena crítica sobre o post, eu achei lastimável sua superfialidade.

    ResponderExcluir
  40. eu ouvi falar uma vez no cusrinho q ha tempos , foi uma musica feita pra uma menina que mandou uma carta pro renato russo , ela tinha depressao, stress ,problemas com os pais e tds esses problemas cotidianos, dai o renato compos essa musica , mais tarde falaram q essa menina se matou , dai ele compôs Pais e Filhos... nao sei se eh veridco

    ResponderExcluir
  41. Para um leigo como eu foste de grande ajuda, mesmo que outros interpretem de outras formas, eu acho válido. Cada um com sua própria verdade, sem querer ser dono de outrem.
    Por mim estás de Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  42. traduzir musicas é ridiculo quem é vc pra dizer p que o renato quis dizer ? musicas tem significados unicos pra cada pessoa que escuta querer traduzir algo abstrato´como renato russo é simplesmente digno de pena!

    ResponderExcluir
  43. Isso não é o que o Renato quis dizer. Isso é o que vc pensa que ele quis dizer. Tenha a humildade de dizer isso. Ninguém além do Renato poderia explicar algumas expressões que nem seus colegas de banda entendiam por completo.

    ResponderExcluir
  44. Não vejo essa tradução como uma verdade absoluta, nem acho que fosse a intenção! Um blog é algo pessoal, então o que ele fez foi meramente postar para nós a visão DELE sobre a música. Não vejo a mesma coisa, mas respeito seu direito de ver as coisas de outra forma, e achei sua visão interessante.
    Pessoas que estão comentando com essas críticas bobas: Sua mentalidade exige um crescimento imediato.
    Parabéns pela iniciativa, Caio.

    ResponderExcluir
  45. Parabéns por não ser mais um idiota que só sabem apontar os defeitos e erros do mundo...

    É isso aê, vamos evoluir e ajudar os outros a evoluirem juntos...

    Muito boa sua visão da música...

    Parabéns...

    ResponderExcluir
  46. Realmente sinto pena dessas viúvas da Renatola...já perceberam que quem se torna um ídolo geralmente é uma pessoa toda errada na vida?
    Pra mim, essa foi a pior banda de todos os tempos, RR o pior vocalista e front man do universo e os fãs de longe os mais retardados e idiotas possives...bjo na bunda de todos.

    ResponderExcluir
  47. Esse Ultimo que comentou deve ser fã de restart. parabéns pelo post é um bom entendimento da letra da musica!

    ResponderExcluir
  48. Adorei a iniciativa, Legião Urbana me ajudou na construção do meu caráter...quem conseguir interpretar, diferente ou n da sua interpretação pode aprender ou aperfeiçoar valores importantes em sua vida!
    sobre a interpretação, creio que vc o fez muito bem, na linha do seu raciocínio, pois poderiamos levar essa letra p/ várias interpretações, eu mudaria somente esse trecho:

    /"Dissestes que se tua voz
    Tivesse força igual
    À imensa dor que sentes
    Teu grito acordaria
    Não só a tua casa
    Mas a vizinhança inteira..."/

    ...se sua força fosse do tamanho da sua tristeza, segundo ele tão grande, ai sim ele iria conseguir sair dessa situação na qual se encontra, acredito que a maior luta que o ser-humano tem é com ele mesmo todos os dias, qualquer superação que temos tem que ser maior que nossa dor, ou que a nossa mágoa, é assim que funciona a vida

    ResponderExcluir
  49. >>> O Renato Russo usava drogas, mas o que mais ferrou
    >>> ele foi o álcool.


    Claro, eu tinha me esquecido que foi o ALCOOL que transmitiu AIDS pra ele ¬¬

    ResponderExcluir
  50. Por que vocês não deixam essa porra de lado e aprendem a gostar de música de verdade?

    Vão se foder! Legião Urbana é uma merda! A pior "banda" da face da terra...

    ResponderExcluir
  51. Se vc leu a biografia ninguém melhor pra interpretar as músicas essa interpretação faz muito sentido.

    ResponderExcluir
  52. Cara na moral nao preciso dizer nada..
    simplesmente parabens pela sua iniciativa, muito legal..

    ResponderExcluir
  53. TRADUZIR BOSTA É A PIOR COISA QUE UM SER HUMANO PODE FAZER.

    MAS O QUE POSSO DIZER, DE ALGUÉM QUE NÃO TEM O QUE FAZER E FICA PERDENDO TEMPO COM ESSE LIXO DE GENTE; UM PSEUDOPOETA SEM NOÇÃO.

    TRADUZINDO AS "MÚSICAS" SIMPLES E RÁPIDO:
    XILIQUES AO SOM DE UM VIOLÃOZINHO JUNTO COM A NEUROSE PSICÓTICA PROVOCADA PELAS DROGAS.

    PRONTO, TUDO TRADUZIDO.

    ResponderExcluir
  54. Gostei bastante da sua tradução, Caio. Dividiu a canção em grupos de versos e saiu interpretando... Assim mesmo é que se faz... Afinal a interpretação e algo pessoal - mesmo que se faça entedível para muitas pessoas. Parabéns...
    Faço um trabalho parecido, mas analiso e interpreto canções dos (Los) Hermanos. Construi um blog com esse intuito a pouco tempo. Gostaria muito que vc. passasse por lá e deixasse seu comentário.

    Abraço!

    Amorim

    ResponderExcluir
  55. Amo Legião, mas nunca interpretei e nem pensei em interpretar verso por verso....
    apenas alguns trechos de poucas musicas, tipo Índios ("Eu quis o perigo e até sangrei sozinho...)

    Mesmo nao concordando com alguns trechos, mas cada um interpreta da maneira que acha que é, o blog é seu e pior é quem perde o tempo vindo aqui te xingar.

    Quero ver mais traduções

    Talitha

    ResponderExcluir
  56. Essa frase ''la em casa tem um poço mas a água é muito limpa'' na minha opinião, sendo claro o bastante, é que quando as pessoas sofre de afeto depressivo, ela se torna de modo puro pelos afetos da tristesa, com pensamentos obscuros e tonelantes, ela sim se torna pura o bastante a ser boa de modo geral e sem explicação quem sofre sabe.

    ResponderExcluir
  57. Acho que está muito certo em tentar passar ensinamentos através da Internet. Pois esse cara não era só um Gênio...
    Ele nos mostra que o Mundo é imperfeito e que as pessoas estão infelizes. É verdade em determinada época de sua vida o alcoolismo e a depressão tomam conta de sua mente o fazendo compor músicas tristes que retratam a melancolia presente em seus pensamentos.

    Você deveria ter muito orgulho de estar impondo questões em relação a um homem Gênio, você está apresentando a cultura a nova geração.

    O que mais me impressiona hoje é que mesmo morto esse gênio conseguiu fazer com que até hoje depois de quase 30 anos que a banda nasceu ele consegue transmitir sua música com uma intensidade tão grande, a ponto de nos fazer refletir sobre o mundo e as pessoas que nele habitam.

    Eu sou um garoto de 13 anos que escuto Renato Russo e que ele é meu ídolo e nós devemos mostrar a todos quem foi Renato Russo e suas obras geniais.

    Quem quiser realizar uma carreira musical correlacionada a esse assunto e a esse tipo de música espero que já saibam em quem se inspirar, Renato Russo não só um compositor um filósofo lembrem disso.

    ResponderExcluir
  58. Cara q viagem, como vc tem coragem de interpretar essa musica de maneira tal bizarra... vai aprimorar seus conhecimentos!

    ResponderExcluir
  59. Essa sua interpretação, foi depois de usado drogas também ?? viajou.....

    ResponderExcluir
  60. Perfect...É exatamente como eu penso, também sou grande fã da legião, tenho 26 anos sou um aprendiz eterno da filosofia e faço faculdade de direito e passei pra filosofia na UERJ e essa entre outras músicas do Renato Russo, fazem menção a 2º geração romântica com o que o foco era viver as extremidades e ser feliz através das descobertas de uma paz interior e um amor puro, além do que, no fim o amor salvará tudo independente do que aconteça morrer pelo amor é viver para sempre.

    ResponderExcluir
  61. Amigos, esqueçam tudo que vocês aprenderam sobre essa interpretação. Olha, na verdade essa música fala sobre o relacionamento entre um casal, parece “cocaína” metáfora pra vício, mas é só “tristeza” aparência. E o certo é : tua tristeza é tão exata e HOJE EM DIA é tão bonito, pois até isso já não existe mais. Eu fiz a interpretação da letra toda no youtube, inclusive do POÇO…http://www.youtube.com/watch?v=GeykwHHOxM8

    ResponderExcluir
  62. Amigos, esqueçam tudo que vocês aprenderam sobre essa interpretação. Olha, na verdade essa música fala sobre o relacionamento entre um casal, parece “cocaína” metáfora pra vício, mas é só “tristeza” aparência. E o certo é : tua tristeza é tão exata e HOJE EM DIA é tão bonito, pois até isso já não existe mais. Eu fiz a interpretação da letra toda no youtube, inclusive do POÇO…http://www.youtube.com/watch?v=GeykwHHOxM8

    ResponderExcluir
  63. Sou fã da Legião e do Renato, fiquei maravilhada em ver o jeito em que vc
    descreve as letras meus parabens amei análise.

    ResponderExcluir
  64. O Renato falou um dia q não queria cantar mais pais e filhos porq essa música fala sobre o suicídio.
    Em Há tempos da a impressão q ele está conversando com uma garota, (e ela disse), essa menina sente uma dor tão imensa, se sente sozinha, mas ele tenta amenizar dizendo para ela q é algo q todo mundo sente há tempos e q essa dor não é tão grande como ela demonstra, e q a sociedade está podre há tempos e perdeu seus valores, Ela precisa de ajuda, mas a família dela é é muito pura para ajuda-la.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitarem o º__ Deixa kieto __º // Notícias Urgentes... (ou não)!!!

Leia as regras:

1º Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2º Se quiser deixar seu link fique a vontade, mas comente primeiro;
3º Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;



OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Related Posts with Thumbnails